Pular para o conteúdo

Técnico em Administração
Etec de Avaré

No mundo do trabalho atual, no contexto das organizações empresariais, transformação e capacidade de utilização de novas tecnologias são requisitos exigidos de qualquer trabalhador. Essas exigências ocorrem, principalmente, devido às mudanças nos estilos gerenciais, já que os modelos tradicionais mostram-se superados.

O Brasil, com a sua economia em fase de expansão e diversificação busca modernizar seus setores econômicos para que seja possível fortalecer seu mercado interno e externo. O sustentáculo econômico de uma nação é construído por suas empresas e, evidentemente, por seus recursos humanos. Não existe nação desenvolvida sem uma população educada para a vida e para o trabalho.

Desta forma, para que uma organização desempenhe seu papel no crescimento econômico e social do país deverá contar com pessoas que tenham capacidade de gerir seus recursos. O profissional em gestão é decisivo para a competitividade das empresas. Cada vez mais são necessários profissionais especializados, prontos para o desafio do novo milênio. Ele cuida de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, materiais, financeiros, até o desenvolvimento de estratégias de mercado (Revista Guia das Profissões – 2003).

Daí a necessidade que as instituições de desenvolvimento, como as escolas técnicas, têm de trabalhar a fim de que os profissionais que formam possam e tenham capacidade de atuar junto ao mercado de trabalho. No caso do presente currículo, trata-se dos Técnicos em Administração que devem mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, para: saber, poder e querer as mudanças quanto à introdução de inovações tecnológicas, gerenciais e organizacionais, visando corrigir distorções nos elos da cadeia de negócio.

Esses são, na realidade, os aspectos que norteiam a proposta-projeto de implantação do curso Técnico em Administração em nossa ETEC, focalizando a formação de profissionais qualificados e competitivos, para atuarem em todos os segmentos de atividade humana da mais alta relevância, não só do ponto de vista econômico, dada a enorme participação das empresas na composição do Produto Interno Bruto – PIB do país, como do ponto de vista social, uma vez que objetiva



Confira as matérias de cada módulo ofertado neste curso técnico:
I.1 – Gestão de Pessoas I
I.2 – Cálculos Financeiros
I.3 – Gestão Empresarial
I.4 – Ética e Cidadania Organizacional
I.5 – Aplicativos Informatizados
I.6 – Processos Operacionais Contábeis
I.7 – Linguagem, Trabalho e Tecnologia
I.8 – Técnicas Organizacionais

  • MÓDULO I: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR ADMINISTRATIVO
  • II.1 – Gestão de Pessoas II
    II.2 – Administração em Marketing
    II.3 – Legislação Empresarial
    II.4 – Custos e Operações Contábeis
    II.5 – Cálculos Estatísticos
    II.6 – Gestão Empreendedora e Inovação
    II.7 – Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração

  • MÓDULOS I + II: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
  • III.1 – Marketing Institucional
    III.2 – Gestão Financeira e Econômica
    III.3 – Gestão de Pessoas III
    III.4 – Gestão da Produção e Materiais
    III.5 – Logística Empresarial e Negociação Internacional
    III.6 – Inglês Instrumental
    III.7 - Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em em Administração

  • MÓDULOS I + II + III: Habilitação Profissional de Técnico em TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO